4 passos para fazer as roupas durarem

Sim, é super possível fazer suas roupas durarem. Pode não ser a missão mais fácil do mundo, mas é necessária. Isso envolve atenção desde a hora da compra, passando pela lavagem/conservação, até quando algo dá errado e a peça estraga.

São passos simples, que muitas vezes não nos atentamos, mas somos capazes de fazer acontecer. Vamos a eles?

Conservação 1

Já falei sobre isso por aqui, mas é sempre útil relembrar: na hora de comprar uma roupa, não basta acharmos ela linda “por fora”, naquilo que todos verão. É importante que ela tenha um tecido de qualidade e as costuras impecáveis. Uma peça bem construída tende a durar muito mais tempo. Portanto, quando for para o provador, coloque ela do avesso.

Uma curiosidade: hoje em dia é regra vermos as costuras “rentes”. Mas vocês sabiam que antigamente, no tempo das nossas vovós, quando tudo era mais pessoal, era deixada uma sobra de tecido? Era uma segurança para caso ajustes fossem necessários, se a pessoa engordasse ou se os pontos abrissem. Poucas marcas mantém isso atualmente, porque acreditam ser um desperdício de tecido.

Conservação 2

Quando ouvimos falar em água quente, achamos tudo mais seguro, né? Mas sabia que ela pode estragar a sua roupa? Muitos tecidos, como a malha, encolhem com a água em altas temperaturas.

Em outros casos, principalmente em peças de baixa qualidade, o tecido é esticado na fábrica, para render mais, e com certeza encolherá com a temperatura elevada.

Conservação 3

Pela mesma razão, devemos evitar o uso da secadora. As roupas encolhem, principalmente as que têm algum fio sintético na composição (como o elastano do jeans). Em alguns casos elas voltam ao normal, em outros, não. Leia a etiqueta e confira as indicações do fabricante. Mas para não ter erro, opte sempre pelo tradicional varal.

Conservação 4

Rasgou, furou, estragou, descoloriu? Muitas vezes jogamos peças fora sem necessidade. Na maioria dos casos, reparos pequenos, feitos por costureiros, alfaiates e tintureiros, transformam aquela peça que pensamos em dar adeus, numa novinha.

Fala sério! São passos super simples, que se seguirmos no dia a dia, faremos as roupas durarem, diminuiremos o lixo gerado e faremos nosso dinheiro render mais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s