Sobre os bons e eternos básicos

Vocês já repararam com a quantidade de oferta de roupas básicas por ai? São marcas e mais marcas que surgem no mercado propondo aquilo que até um tempo atrás estava atrelado apenas a etiquetas como a Hering: os básicos.

Aquela roupa lisa, ou com estampa super discreta, que você pode usar várias vezes sem se preocupar muito, ou abusar de outros elementos, como os acessórios, sem carregar demais o visual. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas você já parou pra pensar que talvez seu estilo não tenha nada a ver com isso?

BásicoDurante muito tempo eu fui a prova viva disso. Achava que roupa lisa não era pra mim, e meu guarda-roupa era cheio, mas cheio mesmo, de estampas. E isso é super ok. A pessoa que gosta de cores fortes, desenhos alegres e tudo mais que a roupa extravagante pode proporcionar, segura esse look valendo e dificilmente está over.

Mas eu mudei. Já falei disso por aqui. Passei a amar em mim roupas básicas, que antes via nos outros, achava o máximo, mas quando vestia, parecia que faltava alguma coisa. E vejo em uma roupa lisa um mar de oportunidades. E antes de mais nada, a regra é essa: não é porque o estilo básico está em alta, que você deve aderir. Talvez seu momento seja outro, ou seu gosto seja oposto a isso. Acima de tudo, não só na moda, mas na vida, respeite-se!

Acho que algumas dicas são boas para quem quer aderir o estilo básico. São aprendizados que eu vivi ao longo de um ano de transição de estilo e acredito que valha compartilhar.

  1. Opte pela qualidade – A roupa básica tem uma vantagem: por mais que o estilo saia de moda, você vai poder usar a peça por muito tempo, pois ela dificilmente vai parecer datada. Por isso, mesmo que o preço baratinho (sério, a Renner tem camisetas lisas por R$ 19,90), opte pela qualidade. Escolha um tecido bom, coloque do avesso, analise as costuras, observe os detalhes, preze por um caimento impecável. Ou seja, pode ser uma camiseta, mas você deve escolher como se fosse uma peça de alta-costura.
  2. Invista em acessórios – Eles são os melhores aliados para não parecer que você está sempre com a mesma roupa. Por isso, pulseiras, colares, chapéus, lenços e, principalmente, sapatos que demonstrem a sua personalidade são o complemento ideal para aquele look com super pouca informação.
    Outra vantagem é que eles duram muito, no caso das bijuterias custam menos que uma roupa nova, e conferem novos ares a qualquer look.
  3. Encontre seu estilo – Mesmo dentro dos básicos, existem variações de estilo. Talvez você prefira as roupas mais largas, ou goste mais dos justos. Queira comprimentos mais longos, ou vai se sentir mais a vontade nos curtos. Essa é uma questão que desenvolvemos com o tempo e exige muitas horas dentro de provadores. Queria eu me sentir super bem vestido com uma roupa largona, mas percebo que não é meu estilo e prefiro continuar apenas achando demais quando os outros vestem.
  4. Mistute com outros estilos – Fato é que mais cedo ou mais tarde vai dar a louca de querer usar uma estampa mais ousada, ou uma cor mais forte. E não tem nada de errado com isso. Portanto, não saia fazendo uma limpa no seu guarda-roupas. Guarde algumas peças mais exageradas para os momentos que você tiver vontade de dar uma ousada. E misture com suas peças básicas. Com certeza as pessoas perceberão.
  5. Estampas básicas – Algumas estampas são super básicas. É o caso da listra, da risca de giz, do petit poá. Com certeza o investimento em peças com elas vale tão a pena quanto em uma roupa lisa. São atemporais e representam estilos clássicos da moda.

Enfim, tem gente que já nasceu básica. Outros desenvolvem isso com o tempo. O que importa é estar feliz com o próprio estilo e, dentro das possibilidades de preto, branco, cinza e bege, encontrar possibilidades de demonstrar sua personalidade através da roupa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s