Guide: dieta sem sofrimento

GuideQuem também pegou pesado nas gordices de Natal dá um grito ai. Caramba, eu esqueci um pouco da dieta e me deixei levar pelas gostosuras que apareciam pela frente. Mas foram aqueles diazinhos e ponto. É hora de voltar para a alimentação regrada.

Se segunda-feira já é o dia mundial da dieta, imagina depois dessas festividades. O desejo é grande, mas nem sempre suficiente. Muitos têm dúvidas de como dar aquele start numa rotina alimentar saudável e se prendem a regras e mitos que, muitas vezes, caem por terra.

Para sanar muitas dessas dúvidas, fiz um bate papo com a minha nutricionista, a Bella Mafissoni e compartilho aqui com vocês, para deixar de lado muitas daquelas implicâncias que temos com a tão temida palavra dieta.

Vamos ao que interessa?

Frutas dieta
Frutas, as melhores amigas da dieta

Blog Douglas Petry – Dieta é sinônimo de passar fome?

Bella Mafissoni – Jamais. A dieta não pode ser sinônimo de passar fome. É claro que ao longo de uma reeducação alimentar o ser humano pode passar algumas vontades, principalmente quando está abandonando alguns vícios (doces, balas, refrigerantes, álcool, etc). Mas não há necessidade de passar fome. A dieta deve suprir as necessidades nutricionais do paciente, causando bem estar.

BDP – É realmente necessário uma pessoa beber 2 litros de água por dia? Qual a importância disso no organismo?

Bella – Esta é uma média feita para a população. Um calculo mais preciso é 35 ml de água por Kg de peso do paciente. Por exemplo, um paciente de 65 Kg necessita de 2,275 litros de água por dia.

BDP – Qual seria o prato perfeito? 

Bella – O prato perfeito inclui saladas variadas e coloridas, um tipo de carboidrato (arroz, batata, massa, polenta, aipim/mandioca), um tipo de leguminosa (feijão, lentilha, grão de bico), um tipo de carne (frango, peixe, carne vermelha). Além disso, o prato ideal deve variar a cada dia. Evite a monotonia alimentar.

BDP – Por que se diz que é necessário comer de três em três horas? O que acontece com o corpo quando não fazemos isso?

Bella – É necessário alimentar-se de três em três horas para que o corpo fique em constante “giro”, ou seja, em constante queima calórica. O corpo não deve passar por longos períodos de jejum e estocar gordura. Ele deve estar sempre consumindo aquilo que é fornecido e pronto para receber novo alimento a cada três horas.

BDP – Existem muitos produtos light e integrais industrializados. Podemos confiar neles? Como aprender a identificar os bons? E qual a importância de lermos o rótulo antes de comprar?

Bella – Devemos ser críticos ao ler os rótulos. Em alguns realmente podemos confiar. Em outros não. Por exemplo, um produto que se diz rico em fibras não pode conter somente 1 grama de fibra, já que o ser humano deve consumir em torno de 25 gramas de fibra por dia. E assim por diante. Devemos estar ligamos. Assim como é importante prestar atenção nas quantidades de açúcar, sódio, corantes, etc.

BDP – É uma regra que as pessoas precisam ingerir duas mil calorias por dia? Como funciona esse cálculo?

Bella – Não é uma regra. Cada ser humano tem uma necessidade diferente. O Cálculo é mais complexo e leva em conta uma série de fatores como idade, sexo, altura, atividade física, entre outros.

BDP – É possível emagrecer sem exercícios? Qual a diferença deles no processo?

Bella – É possível, porém é um emagrecimento mais lento e não tão saudável. Uma vez que o emagrecimento acompanhado de atividade física é capaz de criar massa magra no paciente.

BDP – Quais seriam os alimentos indispensáveis numa dieta?

Bella – Com certeza seriam frutas, verduras, proteínas magras e água!

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