Guide: cinco filmes para se apaixonar por Paris

GuideImpossível não se sentir tocado com os atentado a Paris. Quem já esteve na cidade (ao menos a maioria que eu conheço), volta de lá com uma paixão inexplicável pela cidade. No meu caso, é o destino que mais amo e voltarei sempre que possível. Mas para quem ainda não foi para lá, existem outras possibilidades de se apaixonar pela cidade luz.

Uma delas (e a mais fácil) é o cinema. São vários os filmes que têm Paris como pano de fundo e, em cada um deles, a capital francesa aparece de maneira encantadora. Listei cinco que ajudaram a despertar meu amor pela cidade. Não listei O Fabuloso Destino de Amélie Poulain porque esse merece um post só dele.

Meia Noite em Paris

Meia Noite em ParisA cidade está até mesmo no título e é uma personagem importante da história. Woody Allen mostra através de seu olhar tanto a Paris atual quanto a do passado, quando grandes nomes das artes, como Picasso, Hemingway e Dalí habitavam a capital francesa. No vai e vem de Gil, personagem interpretado por Owen Wilson, os takes da cidade encantam e mostram toda a beleza das ruas e dos pontos turísticos mais badalados do mundo.

Moulin Rouge

Quality: 2nd Generation. Film Title: Moulin Rouge. Photo Credit: Sue Adler. For further information: please contact your local Twentieth Century Fox Press Office.O romance de Christian e Satine se passa no Mouling Rouge (moinho vermelho), o principal cabaré da cidade e um dos mais conhecidos do mundo. Embora a cidade apareça pouco, esse importante símbolo da cidade luz é o suficiente para nos levar a uma breve viagem.

Cinderela em Paris

Cinderela em PariOutro filme em que Paris é mais do que apenas o cenário. Jo (Audrey Hepburn) se torna modelo e viaja a Paris para uma produção fotográfica. Idealista, acaba se enveredando pelo Marais em busca de Emile Flostre, um intelectual do qual idolatra as ideias. Mas já nos primeiros minutos somos premiados com um musical de Audrey, Fred Astaire e Kay Thompson cantando pelos pontos turísticos da cidade.

Julie & Julia

Julie e JuliaParis aparece como pano de fundo na introdução de Julia Child na cozinha. É lá que tenta aprender a tradicional culinária francesa na intenção de ensiná-la às americanas. Um dos pontos mais explorados é a Le Cordon Bleu, tradicional escola de cuisine francesa. Como diria a própria Julia: bon apetit!

Ratatouille

RatatouilleUma das animações mais lindas e sensíveis dos últimos anos, Ratatouille, além de levar o nome do tradicional prato francês, se passa na cidade luz. Elementos clássicos, como as motos que são um transporte super comum (e que de repente você pode encontrar uma estacionada atravessada numa calçada), os bistrôs e a tradicional cozinha dos restaurantes renomados aparece. Além do take final (foto), que mostra a placa do novo restaurante aberto pelos personagens emoldurada por uma bela vista de fim de tarde.

Z

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s