Cardigan, um companheiro inseparável

a2bc1e64f7953aaf7b54d776572d3db0Essa é a peça perfeita para arrematar qualquer look, principalmente nessa época de temperatura indefinida (pelo menos aqui no Rio Grande do Sul), que precisamos lidar com frio e calor ao longo do dia. Além de estiloso, o cardigan é prático, podendo ser usado de diversas maneiras, tanto sozinho quanto coberto por outras peças que aqueçam mais.

A primeira vez que ouvi falar nos cardigans foi em 2010. Lembro que adorei o estilo da peça e passei a maior dificuldade para encontrar um. Comprei da American Apparel, pela loja online. Com o tempo foi popularizando, mas a resistência era grande. Muita gente achava com a aparência de roupa de pessoas mais velhas, mas mesmo assim eu gostava muito.

bc22defbeb1cd4e37f6b34c8a63f4e7dUma das coisas mais bacanas é que fica bacana tanto em looks femininos quanto masculinos, usado aberto ou fechado. No caso das meninas, um cintinho ajuda a dar uma acinturada e delinear a silhueta, e as mais estilosas podem usar sem blusa por baixo.

Se o dia for fresquinho, como aquele fim de tarde na praia, é bacana usar só ele, com uma blusa fininha por baixo. A o frio for maior, use por baixo de um casaco mais grosso. O efeito visual fica parecido com o de um colete. Ah, e existe o comprimento clássico, na altura da cintura, e o mais longo, que chega a passar do joelho, muito usado com shorts e saias.

Vale reforçar: para ser cardigan a peça não pode ter fecho. O fechamento é feito com botões.

2062c358d523e521cd23c807d6ad6386A história mais contada sobre o cardigan é de que, em 1800, durante a Guerra Crimean, James Thomas Brudenell era o sétimo Conde do Cardigan e foi ele quem nomeou posteriormente o suéter usado pelos soldados. Este comandante militar britânico serviu nesta guerra, e assim começou a introduzir a peça na cultura popular.

Mas o cardigan se tornou muito conhecido no século 17 pelos franceses e na ilha britânica com os pescadores daquela época. Esses suéteres provaram ser inestimáveis para o frio das marés e logo se popularizaram em regiões litorâneas. Aos poucos se popularizou, até que chegou ao figurino de um apresentador infantil dos Estados Unidos, o Sr. Rogers, onde ficou conhecido como uma roupa usada por homens mais velhos.

Eu sou, sem sombra de dúvidas, #TeamCardigan e adoro combinar ele com as minhas roupas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s