Um passeio pelo Mercado Agrícola de Montevideo

IMG_3945Faz tempo desde a minha viagem para o Uruguai. E desde então estou querendo falar sobre o Mercado Agrícola de Montevideo (MAM). Dentro da capital esta foi uma das minhas atrações preferidas. Um dos passeios tradicionais quando se vai à cidade é no Mercado del Puerto, onde as pessoas costumam almoçar. Porém, a estrutura é precária, suja e as pessoas ficam praticamente amontoadas nas mesas. Mas vale conhecer pela história.

O MAM é um espaço novo e moderno, inaugurado há pouco tempo e que tem uma estrutura super bacana. Os corredores são largos, cheios de tendas de produtos variados, com uma praça de alimentação com várias opções e bastante mesas, como se fosse um shopping.

IMG_3954Nossa visita ao MAM foi em um dia de chuva, por isto, estava bem cheio até mesmo de pessoas da cidade. Esse é um lugar ainda pouco frequentado por turistas e parece ser um hábito dos locais. Ao contrário do padrão de atendimento em boa parte dos lugares de Montevideo, as pessoas são solícitas e simpáticas, com paciência até mesmo com quem sequer arranha o espanhol.

IMG_3933Entre as barracas mais interessantes estão as de frutas e verduras orgânicas, as de flores e, para os turistas, as que vendem vinhos e alfajores a preços muito bons. Como fui visitar no último dia da viagem, acabei não comprando nada fresco, mas a variedade era grande e os produtos visivelmente frescos. Algumas tendas vendiam até mesmo queijo fresco, mas, nem se anime em comprar, porque não podemos entrar no Brasil com esse tipo de produto, a não ser que seja embalado (se quiser arriscar, fique à vontade. Mas se der azar e for fiscalizado na fronteira, foi-se o boi com as cordas).

IMG_3919Também me encantei por estas lojinhas lindas, que vendem produtos processados e in natura, com preço muito bom. Estas embalagens podem ser trazidas tranquilamente, só que entram na cota de 300 Dólares que podemos comprar. Aliás, em um dos próximos posts vou falar sobre o que vale e o que não vale a pena comprar nesses lugares.

IMG_3960Essa é a praça de alimentação, com muitas mesas, bancos e opções de alimentação. Para se ter uma ideia tem fast food local, comida típica, peixes, buffet por kg (o que é difícil encontrar por lá). Ou seja, vale a pena para um grupo grande, com várias preferências, pois cada um pode escolher o que quer e não ficar discutindo com o menu na mão.

Muita gente acha que viagens pela América do Sul não valem a pena. Ideia boba essa. Temos lugares bacanérrimos para conhecer, com uma cultura rica e, muitas vezes, estruturas que não deixam nada a dever a países de primeiro mundo. Que tal aproveitar que está caro bater perna na América do Norte e Europa e visitar nossos vizinhos?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s