Julie & Julia, o encanto da gastronomia

Julie & Julia 1Desde que eu comecei a me apaixonar pela cozinha, tenho assistido muitos filmes sobre gastronomia. Além da série The Chef’s Table, produzida pelo Netflix (que vai ter um post aqui em breve), gosto de assistir histórias que tenham o ambiente mais acolhedor da casa como pano de fundo. Percebe-se, porque já é o segundo filme do estilo que eu ind

Julie & Julia é um filme com um ritmo delicioso. Sutil, ele narra a história de Julie, uma menina que tem um emprego comum e no tempo livre decide criar um blog refazendo as receitas criadas pela icônica Julia Child, que nos anos 60 lançou o livro Mastering the Art of French Cooking, que ensinava aos americanos como preparar pratos franceses, todos devidamente testados, o que era um grande feito para a época, quando as receitas eram simplesmente copiadas e não passavam por nenhuma triagem.

Julie & Julia 2Frustrada com seu emprego e vida pacata, morando em um local que não gosta, Julie se desafia a reproduzir 524 receitas de Julia em um ano. Para ter um controle, cria o blog, que na época não era uma plataforma tão popular, e posta as receitas. Aos poucos começa a ganhar visibilidade e se torna um boom da gastronomia.

O longa mescla o passado e presente de maneira que mostra os desafios encarados pelas duas. Como escrever um livro para a América, nos anos 60, estando na Europa? Ou então, onde buscar o equilíbrio para reproduzir receitas complexas, com a responsabilidade de cumprir um calendário? E é nesse clima que o espectador acompanha a história das duas personagens cativantes, torcendo para que Julie realize seu maior sonho e tenha o reconhecimento de Julia.

Como coadjuvantes estão Paul, marido de Julia, e Eric, marido de Julie, que precisam ter muita paciência para encarar as dificuldades dos desafios encarados pelas mulheres. Para se ter uma ideia, Julia estudou na Le Cordon Bleau, principal escola de gastronomia do mundo, onde sofreu preconceito por ser mulher (à época mulheres não eram aceitas no papel de chef) e dona de casa. Haja ombro para chorar em casa.

Julie & Julia 3Julie & Julia – 2009 – Sony Pictures – Meryl Streep (Julia Child), Amy Adams (Julie Powell), Stanley Tucci (Paul), Chris Messina (Eric Powell) – Disponível em DVD e no Netflix.

Um filme para encher os olhos e nos deixar com fome.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s