Listra, a estampa dos básicos

AbreQuem me conhece ou acompanha minhas redes sociais sabe o quanto eu amo as listras. Essa paixão é recente, vem desde o começo desse ano. Não me perguntem por que, mas de uma hora pra outra ela virou minha estampa referência. É aquele efeito de styling instantâneo, que faz a diferença em qualquer composição.

As listras ficaram muito populares quando Coco Chanel usou referências náuticas em suas coleções e teve a estampa como uma das principais. Usava ela nos mais diversos tipos de peças, dando um charme descontraído ao estilo. Com o passar do tempo ela caiu em desuso, ficou como sinônimo de descrição e voltou a ter seus dias de glória quando Jean Paul Gaultier adotou elas em muitas de suas coleções, sendo sua marca forte até hoje (um de seus perfumes tem o busto de um marinheiro vestindo uma blusa com esse print).

Mas mesmo sendo super básica, tem muita gente que teme usar a listra em composições mais ousadas. Se restringem a combinar com peças lisas, principalmente que remetam ao estilo navy. Mas está mais do que comprovado que a estampa pode compor visuais urbanos e cheios de estilo.

E para quem gosta, mais do que nunca, é o momento de usar esse básico e arrasar. Quase todas as coleções de verão trazem a estampa. Para ficar estiloso só existe uma regra: aposte nas mais básicas, com duas, no máximo três cores na composição. Listras multicoloridas remetem ao visual infantil e, a não ser que você queira aparentar ter 10 anos, é melhor não ousar tanto, né?

Vamos ver algumas sugestões para eles e para elas? Lembre-se que as dicas são unissex, portanto, pode se jogar. Basta fazer seu estilo e “segurar o look”.

Listra e poáDia desses, por acaso, numa loja de departamentos, eu peguei uma blusa de listras e coloquei perto de uma saia de petit poás. O efeito ficou lindo. As bolas fazem um contraste interessante. Mas atente-se de elas serem da mesma cor, o que garante um visual mais cool. Ah, a foto de exemplo tem pequenas margaridas que, de longe, dão a impressão de bolinhas. Também é válido.

Listras verticaisNão é só de listras horizontais que é feita essa tendência. As verticais também são super bacanas. O efeito é aquele nosso velho conhecido, que alonga a silhueta. Pode usar em todas as peças (as calças voltaram, mas dessa vez mais amplas), pode ser conjunto, ou até mesmo misturar as duas direções. Um arraso.

Couro e listrasQuer atingir um resultado mais criativo? Pense em jogar com couro. Essa dica é válida também para quem quer usar a estampa em looks noturnos e mandar muito bem. Sem essa de que listra só compõe looks básicos e diurnos.

Mix listras e floralE já que falei em mistura de estampas, que tal se jogar com tudo? Como as listras são tidas como um básico, pode se jogar com tudo. Mas, para não errar, tente usar o fundo na cor de uma das listras. Isto evita que o visual fique carregado.

Listra destacadaJá vi muito desse efeito. Apenas uma listra da peça toda feita em uma cor diferente. É bacana, pois tira a estampa do lugar comum. Mas atenção: ela vai chamar atenção para o ponto em que estiver, portanto, se a ideia for disfarçar, esta não é a melhor opção.

Vestido despojadoE por fim a mais básica de todas: num vestidinho usado com sapatilha ou tênis. Dá esse efeito de balneário e transita por diversos ambientes. No caso dos homens vale até mesmo em camisas, para ambos os sexos, em bermudas, shorts e calças.

Mas minha principal dica é esquecer das regras de que a listra na vertical engorda. Você pode provar uma peça e ter um efeito muito diferente, ou usar alguns truques. Tem barriga ou é plus size e quer usar uma blusa listrada? Jogue um blazer por cima que criará um efeito de cintura. Porque como tudo na vida e na moda, é questão de se sentir bem e ter bom senso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s