Dress code masculino sem erro

20e31e11577585403ba55f879d094cb7Em época de festa sempre surge aquela dúvida: o que vestir e como decodificar a informação do traje descrita no convite. Parece difícil, mas não é. O que pode confundir são as nomenclaturas dadas a cada estilo. Por exemplo, “passeio” e “esporte fino” são a mesma coisa, assim como “passeio completo” e “social”. Mas, vamos direto ao que interessa, porque esse post vai render.

Traje passeio ou esporte fino

Esse é aquele evento mais descontraído, como almoços, conferências, coquetéis, idas ao teatro e restaurantes. Eles pedem um pouco mais de formalidade, mas sem muito exagero. Vamos dividir esse dress code em algumas “categorias”.

Traje passeio 1A primeira opção é a alfaiataria quase completa, só que sem colete e gravata. Entenda: se a ideia é um traje mais descontraído, é porque o local do evento não deve ser muito formal e algo muito montado pode destoar completamente.

Traje passeio 2Nesta proposta o blazer já é abolido. Para mim, é a melhor opção para não errar. Repare nos sapatos, que são mais descontraídos nos looks passeio completo, embora remetam ao social. Evite o preto, porque pode ficar muito formal.

Traje passeio 3Talvez esta seja a proposta mais polêmica e ousada. Embora muitos defendam que as camisas de manga curta não devam nem existir, elas estão na moda. Mas nada daqueles modelos largos, com as mangas batendo nos cotovelos. Elas são slim, justas ao corpo, por isso, devem ter um caimento impecável.

Em um evento diurno a camisa pode ser tranquilamente substituída por uma camiseta polo e, dependendo do local, como clubes de campo, uma bermuda de alfaiataria também é válida.

Passeio completo ou social

Alguns eventos são mais formais, mas não chegam a pedir smoking. Jantares sociais, óperas e grandes comemorações, como casamentos e formaturas (a não ser que você seja o noivo/formando ou o pai), um terno completo é o outfit ideal para a ocasião. Nos pés, um sapato com cadarço. Preze também por uma bela gravata, que não deve ser tirada durante a festa.

Terno diPara o dia, o terno pode ser com cores diversas, como azul marinho, cinza ou até mesmo os claros. Os sapatos também não precisam ser tão sérios. Mas a gravata não sai de cena de maneira alguma.

Terno noiteJá a noite pede mais formalidade. Portanto, um terno preto ou com risca de jeans e sapato preto, super alinhado são o ideal. E tendo um terno de qualidade, ele pode ser usado por muito tempo, até mesmo pela vida toda se seu corpo não mudar.

Black tie

Festas de debutante e comemorações muito especiais pedem um traje black tie. Sempre indico que noivos, pais e formandos adotem o traje, que é o mais clássico e elegante de todos.

SmokingAutomaticamente a gravata já dá elegância ao visual. E preste atenção: nada de tirar o blazer do smoking durante a festa. Se ele é pedido, é porque a ocasião é muito formal e a etiqueta manda isso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s