Sobre ser homem, plus size, e (desejar) estar na moda

Plus size 9A barriguinha avantajada, a coxa que impede que a calça 40 tenha bom caimento, o papo que tentamos disfarçar de toda maneira quando tiramos uma foto (e a barba veio bem a calhar nisso). Confesse, você é ou conhece um homem com essas características. Somos nós, os plus size, ou big man, que assim como as mulheres, somos uma população cada vez maior e que deseja estar na moda.

Cá entre nós, David Beckham, Cristiano Ronaldo, Justin Bieber e Kanye West são as referências mais fortes do estilo masculino, embora muitos não admitam. Nas passarelas os modelos variam entre esqueléticos e malhados. Os blogueiros masculinos mais famosos são verdadeiros galãs, como Mariano di Vaio. A mídia mostra o homem sarado como o todo poderoso, que além de tudo o que faz ainda tem tempo para conservar seu six pack e o gordinho é sempre aquele cara divertido, que “veste o que dá”.

Plus size 11

Quando vamos comprar roupa, duas cenas são comuns: ou encontramos apenas peças enormes, sem estampas e com pouca (ou nenhuma) informação de moda. Ou então, nada nos serve, porque a barriga fica marcando, a calça não sobe ou os botões/zíper não fecham. Mas calma lá. Estamos num mundo onde o padrão e homem 38/40 é minoria. Constantemente estou em lojas e me contam que as primeiras peças a serem vendidas, são as numerações maiores.

Mas e por que, mesmo em um número cada vez maior, o mercado faz de conta que não existimos?

Plus size 3Assim como os magros e sarados, temos vontade de nos vestir bem. Brincar com nosso estilo e mostrar nossa personalidade através dela. Chega de nos olharem e verem um outfit que diz: sou gordinho e quero disfarçar, por isso estou com essa peça larga, que não me favorece em nada.

Algumas marcas começam a olhar para nós (esse vai ser o tema de um dos próximos posts), mas na maioria das vezes são específicas para esse público. O que eu questiono é: por que marcas padrão, que desfilam em semanas de moda e fazem anúncios homéricos em revistas de moda, não dão bola para nós, que adoraríamos vestir as propostas deles de cada temporada? Não é porque estamos acima do peso que só podemos vestir preto ou ficar na vontade de poder usar um look que mostre informação de moda.

Plus size 10Mas, paremos com as reclamações. Vamos nos virar com o que temos e acredito que algumas dicas são válidas. Portanto, confira abaixo as sugestões e faça bom uso delas para facilitar seu dia a dia.

  • O largo não disfarça, ao contrário do que muitos pensam. Bem pelo contrário, ele evidencia ainda mais. Portanto, camisas e camisetas muito maiores, bermudas como volume, como a cargo, nos fazem parecer ainda mais gordos. O ideal é ter um caimento perfeito, que não marque, mas também não fique folgado demais.
  • Linhas verticais ajudam a disfarçar. Não é lenda que as listras verticais ampliam a silhueta. A verticalidade ajuda a alongar nosso corpo, nos fazendo parecer mais altos e esguios. Mas nada impede de usarmos as horizontais, contanto que elas fiquem bem no corpo. Uma dica para quem quiser usá-las é colocar outra peça lisa por cima, como um blazer ou um casaco.

Plus size 8

  • O decote V também ajuda a alongar a silhueta, além de chamar atenção para a região peitoral, onde nossa “saboneteira” costuma ser o destaque. Tão bacana quanto é usar um colar longo, que vai dar o mesmo efeito.
  • As calças de cintura alta criam um corte na silhueta, por isso não são as melhores. A altura ideal é acima dos quadris e elas devem servir bem, ter um caimento impecável. Para se manterem no lugar, cintos e suspensórios são uma excelente alternativa. O modelo skinny não é proibido, no entanto, opte por um tom neutro, como preto ou azul navy.

Plus size 12

  • Lembre-se: nossa ideia é alongar a silhueta, portanto, uma ótima alternativa é montar um look monocromático. Jeans com jeans ou duas cores iguais, não importa. O que importa é que ele vai criar uma verticalidade no nosso visual e fazer com que as pessoas nos vejam sem “interrupções”.
  • Seguindo a mesma ideia, os macacões, ou jumpsuits, são uma excelente alternativa. Atenção, porque a parte de cima deve servir perfeitamente, não ficando nem larga, nem muito justa.

Plus size 5As fotos que usei nesse post foram tiradas do Instagram Chubstr, que tem várias ideias legais pra nós, homens plus size, roubarmos e colocarmos em prática ao escolhermos o outfit do dia. Vamos começar a pensar cada vez mais nesse assunto que, assim como na moda feminina, acredito que ganhará muita importância aos poucos no universo masculino.

Douglas Petry plus sizeEste post foi escrito por mim, Douglas, um homem plus size, com 100 e poucos quilos, barriga saliente e papada disfarçada pela barba, mas que não abro mão de andar na moda.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s