Lumbersexual, Metrossexual ou Normcore, que tipo de homem é você?

O homem moderno está reaprendendo a se vestir. Sim, reaprendendo. Explico! Historicamente, e algo ainda vigente em muitas culturas, o homem era muito mais vaidoso que a mulher. A preocupação com o corpo, o modo de se vestir, o estar apresentável, não era opção, era uma obrigação. Mas, com o passar do tempo, o machismo foi ganhando espaço e a aparência passou a ser vista como algo quase exclusivamente feminino. Burrice, convenhamos.

Mas no começo dos anos 2000 surgiram os metrossexuais, que mostraram que ser vaidoso é a coisa mais natural do mundo e não tira virilidade do homem. Depois vieram os hypsters, que mostraram um estilo alternativo, que evoluiu ao longo do tempo. Por isto, na hora de escolher três estilos de homem para falar, optei pelo Lumber, Metro e Normcore que, na minha opinião, são os mais populares atualmente.

Quando nos vestimos mostramos nossa personalidade através da roupa. Nem sempre isso acontece, mas na teoria é essa a moral do estilo. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada tipo de homem e, quem sabe, até o fim do post você saia daqui sabendo que tipo de homem é.

Metrossexual

Metrosexual 1Este homem é assumidamente vaidoso. Vai para a academia, cuida da pele, tem barba e cabelo sempre bem aparados. Seu corpo é seu templo. A maneira de se vestir é equilibrada com seu visual. Gosta de roupas bem ajustadas, para valorizar o físico construído com esmero na academia. Ternos bem cortados, alfaiataria sob medida e sapatos de qualidade poderiam ser seu uniforme. Nos momentos de lazer, gosta de malhas sobrepostas a camisas e combina a bermuda com uma camiseta gola polo. Não gosta de muita estampa e sua cartela de cores fica entre os neutros e tons pastel.

Normcore

Normcore 1Mais do que nas roupas o homem normcore incorpora o estilo na sua vida. Ele pensa em peças duráveis, geralmente de marcas que sabe a procedência. Os tecidos são de ótima qualidade e as costuras bem acabadas. Tudo isso para não precisar comprar outra semelhante logo. As modelagens são amplas e confortáveis, com várias referências esportivas. Gosta de alfaiataria, mas não tradicional, aplicando ela em tecidos diferentes, como o moletom. Gosta de sandálias no verão e tênis no inverno. Sua cartela de cores raramente fugirá do preto, branco e cinza nas peças principais, ousando um pouco mais nos acessórios. Mas não pense que sua moda é sem graça. Recortes e misturas de tecidos (muitas vezes nobres), somam pontos ao seu outfit.

Lumbersexual

Lumbersexual 1Aquele homem rústico, tanto que a definição vem dos lenhadores. Além da barba longa, a camisa xadrez é outra característica muito popular do lumbersexual. Mas não fique no caricato. Couro desgastado e peles, como a de ovelha, são peças essenciais para seu inverno. As workerboots, botas pesadas, com solado tratorado, são suas companheiras do dia a dia. Colete é sua opção para dias de frio ameno, combinados com camisetas de malha “relaxada”. Para os momentos mais sociais, gosta de usar suspensórios que, aliás, remetem ao jumpsuit, ou o famoso macacão. Tricôs com pontos rústicos são sua preferência naqueles dias quase congelantes.

Se pararmos para analisar, a base é quase a mesma: peças neutras, em cores básicas, como preto, branco e cinza. Mas os acessórios e alguns detalhes ajudam a diferenciar os três estilos.

E ai, que tipo de homem você é?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s