Hey! Sua barba precisa de cuidados

Barba 2Se você não vive em Marte, já deve ter reparado que a barba é a tendência masculina do momento. Alguns dizem que ela é para o homem o equivalente masculino à maquiagem. E, cá entre nós, faz toda a diferença mesmo. Desde que eu deixei a minha crescer, tem gente que nem me reconhece mais na rua.

Mas, tirando toda essa questão da estética, ter uma barba não é algo assim tão simples. É preciso, sim, de muitos cuidados. E não é de vez em quando não, é todo santo dia. Assim como o resto do corpo, ela precisa estar limpa. E para lavar, não basta passar um sabonete ou shampoo comum, não. Por isso, a indústria começou a desenvolver diversos produtos para quem quer deixar os cabelos do rosto crescerem, com higiene e garantindo o estilo.

BarbaEm primeiro lugar, é preciso criar uma rotina de cuidados com a barba. Eu lavo a minha todos os dias no banho. Se deixo de fazer um santo dia, começa a coçar a ponto de eu querer arrancar. Uma vez por semana eu aparo com o aparador. Diariamente também penteio, para deixar ela sempre no lugar. Alguns homens cuidam muito mais do que eu. Fui pesquisar algumas alternativas e fiquei impressionado com as opções de produtos que estão disponíveis.

Acessei a Sephora em busca de produtos e só encontrei para a retirada. Me surpreendi na falta de opções de uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. Então, fui para o Google e digitei “cuidados com a barba produtos”. E cheguei no site da Sobrebarba, que não tinha ouvido falar, até então. Entrei e achei muito bacana.

São quatro produtos essenciais: shampoo, balm, óleo e cera de bigode. Além dos pentes, que são três tipos. Ao longo desse post vou apresentar eles e falar para o que servem. Quem sabe anime vocês a ampliarem os cuidados com a barba.

Shampoo SobrebarbaEsse é essencial. Não tem como ter uma barba sem ter um shampoo. Higienização é essencial, caso contrário, você corre o risco de ela ser mais suja que banheiro público, como dito naquela matéria do The New York Times. Claro que nem todo mundo pode comprar um produto especial, mas é importante avisar que usar o mesmo dos cabelos não é o ideal.

Isso porque o shampoo comum resseca a pele do rosto e a barba começa a incomodar com o tempo. O produto correto é formulado de maneira que limpe e hidrate e pele, deixando ela e os fios bem tratados. Então, se for deixar a barba crescer, este é o primeiro investimento essencial que você deve fazer.

Balm SobrebarbaPara quem não quer deixar a barba muito longa, prezando por ela mais ralinha, um sofrimento é bem comum: ela coça, irrita, deixa a pele vermelha, parece um monte de agulhas espetando. O balm surgiu justamente para estes casos. Hidrata os pelos e deixa eles macios, facilitando a convivência. É bom também para quem está deixando os pelos crescerem, pois até chegar ao fio mais longo, o processo passa por várias fases de irritação.

Óleo SobrebarbaConforme os fios crescem, percebemos que eles ficam mais ressecados. É natural porque eles se afastam do rosto e vão perdendo a hidratação natural, gerada  na pele (e dai tanto faz se for seca ou oleosa). O óleo soluciona isso. Além de hidratar a barba, age na pele. Com isso, os pelos ficam macios e fáceis de pentear, evitando o visual d barba desgrenhada.

Cera SobrebarbaJuro que eu nunca tinha ouvido falar em cera de bigode. Mas adorei. Ela serve para domar aqueles fios mais rebeldes, que ficam entrando na boca e no nariz. Como tem uma formulação especial, não fica aparente que tem o produto, deixando o visual bem natural. Nesse caso, é importante lembrar que, quanto mais longo o fio, mais necessário é esse cuidado.

Pente sobrebarbaDepois de tanto cuidado, ninguém merece ver uma barba bagunçada. Por isso, os pentes são essenciais. Existem opções de dentes mais espaçados, para a barba mais grossa (como a minha), e os menos, para os fios mais finos. São feitos em tamanhos menores, para poderem ser levados no bolso. Este seria o meu essencial #2.

Pra conhecer um pouco mais sobre a Sobrebarba, é só clicar aqui. E vale lembrar que este não é um publi ou jabá post.

Leave a Reply

