Dois tópicos sobre a questão de gêneros

Bruce Jenner InterviewBruce Jenner se tornou famoso nos anos 70 no atletismo americano. Ganhou medalhas em Olimpíadas, se tornou um ídolo e sex symbol. Voltou aos holofotes por seu casamento com Chris Jenner, a mãe do clã Kardashian, e figurou em muitas temporadas do reality da família, o Keeping Up With The Kardashians. Até que se separou da mulher e se isolou um pouco do mundo e, principalmente, da mídia. Começaram a surgir os boatos, principalmente acerca de sua sexualidade. Uma revista fez até mesmo uma montagem de Jenner como mulher, afirmando que ele havia sido flagrado de tal maneira. Mas nada nunca foi confirmado pelo ex-atleta.

Até que semana passada foi realmente fotografado vestindo roupas de mulher. Quando as fotos foram divulgadas, decidiu falar e escolheu a ABC News para dar uma entrevista. Logo repercutiu mundialmente, virou assunto nas redes sociais e na mídia de famosos. Abaixo, um trecho da entrevista, em inglês e sem legendas, para quem quiser conferir:

O maior destaque foi para a afirmação de que ele se considera mulher, e não homossexual. Diz nunca ter ficado com homens, pois sempre respeitou suas parceiras.É importante destacar isto como algo natural, afinal, a homossexualidade (pelo amor de Deus, nunca usem homossexualismo, que era usado na época em que o assunto era tratado como doença), é diferente do transsexualismo. O transsexual sofre com a identidade de gênero, é como se a pessoa estivesse presa dentro do corpo do sexo oposto.

A descoberta de estar no corpo errado ocorreu logo na infância. Não entendia como não se encaixava no estereótipo masculino. Cresceu e as dúvidas continuaram. cada vez se via mais como mulher do que como homem. “Meu lado feminino é parte de mim.” Nos anos 80 começou a fazer cirurgias estéticas para mudar a aparência e ficar cada vez mais feminino. Conta que via as mulheres e pensava como elas eram sortudas em poderem ser elas mesmas.

A demora para se “assumir”, foi por medo de desapontar as pessoas. Talvez por ser uma figura pública, a dificuldade foi ainda maior. Define bem seus gêneros, tratando o lado masculino como Bruce e o feminino como “ela”. “Bruce vive uma mentira e ela não é uma mentira.” No meio de todo o processo, que se intensificou após a separação de Chris, com quem tem três filhos, surgiram boatos de que seria uma estratégia para divulgar o reality, o que diz ser absurdo. “O que estou fazendo vai trazer algum bem, vai ajudar a mudar o mundo.”

Segundo Jenner, esta foi sua última aparição como Bruce e que não pretende apresentar seu lado feminino para a mídia. E afirma uma das frases que acredito mais representar a questão de gêneros: “Todo mundo merece ser amado por ser quem é.”

TomboyPor acaso, ontem o Netflix me indicou o filme francês Tomboy, que trata a questão do gênero com uma sensibilidade incrível, mas que retrata a confusão que ocorre ainda na infância. A personagem Laure nasceu menina, mas sua personalidade é masculina. Mesmo sem os impulsos sexuais, percebe estar no corpo errado. Seu cabelo é curto, suas roupas são masculinas e, cada vez mais, adquire estereótipos masculinos.

Demora para a sexualidade de Laure ser revelada. Durante boa parte do filme, é tratada como Michael, sua identidade masculina, criada por ela mesma, sem ser algo pensado. Durante o longa, é mostrada a relação do transsexual com o corpo. Como é a descoberta das diferenças e a construção da aceitação, não só por quem está ao seu redor, mas também por si mesmo.

Vale assistir para entender mais sobre esta questão, que ainda é um tabu na sociedade. Muito se fala sobre homossexualidade, e ainda assim se enfrenta preconceito, muitas vezes velado. Vale a reflexão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s