SPFW S/S 2016 – JOÃO PIMENTA

joao-pimenta-spfw-verao2016-26-654x985João Pimenta é o único estilista que se debruça exclusivamente à moda masculina nos desfiles do São Paulo Fashion Week. Seu trabalho tem fortes vertentes na alfaiataria, que trabalha de maneira moderna, tirando os ares clássicos e conferindo referências fashion. Para seu verão 2016, propõe uma coleção inspirada na androginia, usando diversas referências do guarda-roupas feminino na construção das peças.

Com certeza as peças mais marcantes foram os blazeres alongados, tanto com quanto sem manga, que faziam clara referência aos vestidos das mulheres e, inclusive, em vários momentos eram usados sem calças. Até mesmo os ombros caídos, deixando um peito à mostra, apareceram. Os decotes foram uma espécie de divisores da coleção, sendo que apenas três tons de cores foram usados: preto, branco e off white. A primeira série contou com decotes V profundos, lembrando a sensualidade feminina.

Na sequência vieram vestes com ares esportivos e decote clássico, redondo. As lapelas dos smokings não ficaram de fora e eram em branco, contrastando com a peça preta. No fim, em referência aos casaquetos, Pimenta tirou as golas e, em alguns momentos, estruturou os ombros das peças. A ideia era questionar que roupa veste determinado sexo, resultado atingido com êxito.

Na falta de cores, brincou com rendas combinadas com o tecido rústico off white, num contraponto que tinha tudo a ver com a coleção. Arabescos apareciam em tecidos brocados muito ricos.Transparências localizadas em blusas e recortes feitos à lazer em forma de poás também chamavam a atenção.

A alfaiataria ganhou ares street. Os punhos vindos do mundo esportivo apareciam em calças e bermudas. Em dois looks, os vincos de uma calça e uma bermuda eram feitos com zíper. Pode até ser que a androginia seja mais complicada de ser adotada pelos homens do que pelas mulheres. Mas o trabalho de Pimenta foi primoroso.

Confira a coleção completa na galeria:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s