SPFW S/S 2016 | MASCULINO | TNG

Hoje começou a temporada de primavera/verão 2016 do São Paulo Fashion Week. Para não dizer que a semana de moda nacional passou em branco por aqui, vou selecionar o que mais curti nas passarelas com desfiles masculinos (o único exclusivo para nós é João Pimenta, no dia 15). Vamos começar com TNG, uma marca popular de jeans, com preços acessíveis, que começa a entrar na alfaiataria. Antes mesmo de começar, fica a crítica: poucas vezes vejo as inspirações das passarelas traduzidas nas roupas das lojas e e-store. Mas, a esperança é a última que morre.

A inspiração da coleção foi o filme Blue Hawaii, de 1961, com Elvis Presley no elenco. Foi o longa de maior sucesso na carreira do Rei do Rock, no qual ele interpreta um ex-soldado que volta para casa no Hawaii e ganhar a vida como guia turístico. Do filme, o estilista Enrico Paschoal tirou shapes, como as bermudas curtas, referências militares, que aparecem em camisas com corte reto, colarinho mais largo e abotoadas até o pescoço, e os famosos florais.

Modelagem ampla em quase todas as peças dita um verão com conforto. Nem calças nem bermudas são desconfortáveis, assim como as camisas, em tecidos finos. Alguns toques de cores deram a tônica ao desfile, marcado por tons neutros. Para o clima praiano, tricôs super finos são usados com camisetas, para proteger do frio do fim de tarde.

Vamos ao “passo a passo”:

Jeans TNG SPFW VERÃO 2016Obviamente que teve jeans. E ele apareceu principalmente lavado, desgastado e rasgado. Destaque para o uso do jeans com jeans, que apareceu tanto no conjunto de alfaiataria feito com denim, até a bermuda e pólo feitas com o material e o jumpsuite, que com o cinto ganhou a aparência de duas peças. Em alguns looks o carro chefe da marca vinha colorido, num caramelo desbotado, puxando para o amarelo.

Bermuda curta TNG SPFW VERÃO 2016Todas, eu disse TODAS, as bermudas são curtas. Vão desde acima do joelho, até as super curtas, batendo na metade da coxa, super inspirada na estética do filme. Vêm tanto em jeans, quanto em alfaiataria, numa bola dentro da marca, levando em consideração que cada vez mais as empresas permitem a peça no ambiente profissional.

Blazer TNG SPFW VERÃO 2016Blazer colorido e estampado foram os arremates dos looks mais arrumados ou casual chics. O efeito é retrô, remetendo aos usados nos anos 50/60, no caso dos coloridos. Muitas vezes foram usados com camiseta polo, que também tinha ares de antigas, com o abotoamento indo até acima da barriga.

Camisa mc e alfa estamp TNG SPFW VERÃO 2016A alfaiataria foi um dos pontos fortes do desfile e apareceu, principalmente estampada. Como o público alvo da marca é, em sua maioria, o jovem, é um acerto. Pouco usarão como conjunto, mas mesmo separadas as peças funcionam. As camisas de manga curta, que já ganharam espaço no verão passado, pelo jeito, voltam com tudo.

Cores TNG SPFW VERÃO 2016Para pontuar a neutralidade do desfile, o rosa, laranja e amarelo foram eleitos os tons principais. Verde militar e azul klein também aparecem, mas de maneira secundária.

T shirts TNG SPFW VERÃO 2016As camisetas apareceram super temáticas, com os florais (que ganharam três releituras) e estampas retrô que faziam referência ao Hawaii.

Ficha técnica:

Direção geral: Equipe TNG
Estilista: Enrico Paschoal
Styling:Paulo Martinez
Direção artística: Wan Vieira
Trilha sonora: DJ Zé Pedro
Beleza: Robert Estevão
Materiais: Jeans, algodão, linho, seda, palha trançada
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s