Douglas na cozinha: crème brûlée facinho

IMG_1893Pessoas do meu coração. Minha relação com a cozinha se deve muito a Paris. Voltei de lá querendo aprender a cozinha, valorizando cada vez mais o movimento slow food, que preza pelo preparo do prato e sua degustação com o carinho que comíamos a comida da vó quando crianças. Decidi começar arriscando. Busquei uma receita de crème brûlée na internet. Encontrei várias receitas e uma me chamou a atenção pela facilidade de fazer (e promessa de resultado fiel).

Gosto da cozinha mais elaborada, mas tenho pavor de frescura. A maioria das receitas do creme pede que você use favas de baunilha. Claro que o resultado é muito superior, mas custa muito mais caro e é mais difícil de encontrar (e eu não dou bola pros chatos gourmets. Não sou profissional, só quero comer uma coisa gostosa!).

Então, botei em prática a receita que encontrei e ela deu super certo. Por isso, venho compartilhar aqui com vocês o crème brûlée facinho que dá super certo e o sabor bem parecido com o da maioria dos restaurantes de Paris (provei dois na primeira e dois na segunda vez que estive lá).

IMG_1898Ingredientes

5 gemas

350 ml de creme de leite fresco (no Sul usamos nata)

100 ml de leite

1/3 de xícara de chá de açúcar

1 e 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Açúcar para caramelizar

Preparo

Você vai começar colocando em uma batedeira as gemas e o açúcar. Bata isso até ficar um creme claro. Retire e misture o leite, o creme de leite e a baunilha. Misture até ficar homogêneo o reserve por 10 minutos. Depois, retire a espuma que ficar por cima. Enquanto isso aqueça a água que você vai usar para o banho Maria.

Distribua o creme em tigelas que possam ir ao forno. Indico que sejam as individuais, porque para servir é melhor pela “crosta” que se forma em cima. Coloque na assadeira com água e leve o forno em banho Maria por 40 minutos. Depois, deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo seis horas.

Quando for servir, polvilhe açúcar sobre o creme. Ai vem um problema. Os chefes de cozinha (e os gourmets caseiros), usam um maçarico culinário, but, como somos iniciantes, vamos usar alternativas.

1 – esquente a “bunda” de uma colher na chama do fogão e passar sobre o açúcar para ele caramelizar.

2 – coloque açúcar com um pouco de água numa panela e aqueça até escurecer, mas não ficar duro.

É importante ter o caramelo bem feito, pois boa parte do sabor do doce vem dele. E, voilà, está pronto nosso crème brûlée (que ninguém além de nós precisa saber que é facinho).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s