Avarca, o sapato das próximas temporadas

Já ouviu falar em avarca, ou albarca? Se não, se prepare, porque logo vai ouvir muito. Essa é a sandália do momento, que está começando a ganhar o coração – e os pés – dos apaixonados por moda. A origem é espanhola, mas várias marcas estão criando suas versões.

Look avarca 1Mas antes de ser esse calçado lindo, com pegada fashion e super estiloso, a avarca teve muita história, sabia?

A versão mais tradicional é feita de couro, mas existem outras matérias-primas, como a madeira e, mais recentemente, o plástico e borracha. Surgiu para proteger os pés dos trabalhadores rurais. Por isso a sola era mais grossa e, muitas vezes, usado com meias, por não cobrir o pé todo. São considerados calçados práticos e, entre suas vantagens, está a produção com o material que tiver disponível, principalmente com restos de couro.

O modelo que está em alta no momento é a avarca menorquina (existem vários nomes, de acordo com a região, o desenho e os materiais). Surgiu na Isla de Menorca, uma região muito rochosa. Os moradores precisavam de calçados resistentes e ao mesmo tempo flexíveis. Nos anos 60 deixou de ser apenas um sapato para usar no campo e passou a ser usado no veraneio. Mesmo com a alta mais recente na moda, continua sendo um calçado folclórico da região, e é usado pelos trabalhadores do campo de lá.

IMG_1041Como tudo que vira moda, as avarcas ganharam várias versões. Pesquisei alguns modelos e encontrei até mesmo variedades com salto. Prefiro o tradicional, rasteiro, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Poucas marcas masculinas oferecem esse modelo. Na minha pesquisa encontrei a Chiringuitas Ibiza, que é do Rio Grande do Sul e tem algumas opções que vão até a numeração 41.

Para as mulheres a gama é maior. Tanto os materiais, que vão do couro liso, passando pela camurça e o tecido, quanto em estampas e peças com recortes vazados. As cores vão desde as tradicionais preto e caramelo, até uma cartela de rosas, verdes e amarelos. Encontrei opções na Vizzano, Passarela.com e na própria Chiringuitas.

Como vocês podem ver, os preços variam bastante. Mudam de acordo com o material, acabamento e a produção. Espero que este seja o calçado do próximo verão e que marcas menores, que façam o trabalho de maneira mais artesanal, também sejam reconhecidas.

O uso é bem bacana e estiloso para o dia a dia. Fica uma graça se combinado com calça jeans de barra dobrada, ou um short para elas e bermuda para eles. Não se preocupe que, se seu trabalho for menos formal, pode substituir facilmente a sapatilha.

Marcas e lojas citadas: Chiringuitas Ibiza, Passarela.com e Vizzano

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s