Como eu cuido da minha barba

IMG_1369Percebo que existem dois tipos de homens com barba: os que deixam ela crescer apenas para não terem o trabalho de se barbear, e os que cuidam dela como se fosse um filho. Eu sou um meio termo. A primeira vez que eu deixei ela “vingar” foi durante uma viagem que fiz para São Paulo e esqueci de levar o barbeador. Até então eu tirava todos os dias e me apavorei com a ideia de deixar os pelos crescerem. Quando voltei pra casa deixei mais uns dias e tirei.

Criei a rotina de deixar ela crescer durante a semana e tirar no sábado. Um bom tempo depois, deixava mais tempo. Até que fim do ano passado fui fazer a barba depois de umas duas semanas de crescimento e, enquanto tirava, decidi deixar o bigode. Digamos que foi uma experiência diferente, mas que eu não repito mais. O motivo vocês conferem abaixo:

BigodinFicou uma coisa meio Village People meets Lana Del Rey essa foto, né? Mas, o bigode, por mais que tenha sido uma fase rápida e que não me agradou tanto, foi essencial para eu deixar a barba crescer. No início foi por preguiça, confesso. Sempre pensava em tirar, mas acabava deixando. Vi que chamou atenção, muita gente gostou e decidi deixar, principalmente porque iria viajar para o frio e isso compensaria o sofrimento de ter uma bola de pelos na cara no calorão.

Nesse tempo, aprendi algumas coisas que eu tento praticar hoje em dia:

1 – A barba é como seu cabelo. Portanto, ela precisa ser lavada sempre (higiene, gente!), senão a pele fica oleosa e começa a encher de espinhas. O shampoo pode ser o mesmo da cabeça (não sei se existem especiais para isso, se alguém souber, me diga), mas eu opto por um para cabelos oleosos, que ajuda a deixar a pele mais seca.

2 – Uma vez por semana eu hidrato com condicionador, senão parece que eu ostento um porco espinho no rosto. Passo só nas pontas, pra não pegar na pele.

3 – Enquanto ela cresce, os pelos não aumentam na mesma proporção. Portanto, tem que aparar, de preferência com uma tesoura, para não perder o volume.

4 – Quem nunca deixou a barba crescer vai estranhar no começo. Sim, dá coceira no rosto e tu te arrepende mortalmente em alguns momentos (até hoje eu passo por isso). Mas pense que no frio é mais tranquilo, porque a oleosidade da pele é menor.

5 – Nunca acreditei, mas realmente a barba é como uma maquiagem para os homens. Se tiver alguma imperfeição ou algo que tu queres esconder, basta deixar crescer. Não me imagino mais sem ela. Devo ficar com cara de criança.

A minha barba, assim como o meu cabelo, cresce muito. Portanto, nunca tive problemas com isso. Mas alguns homens sofrem pra ter volume. Não garanto nada, mas dizem que uma loção chamada Minoxidil ajuda no crescimento. Para saber mais, dá uma espiada aqui. Sugiro procurar um dermatologista antes, para ter segurança e até mesmo outras opções (dizem que até vitaminas ajudam, em muitos casos).

Uma verdade sobre o crescimento da barba é que ali pela segunda ou terceira semana você se arrepende de ter deixado ela crescer, porque é um meio termo entre o efeito ralo e o cheio. Mas logo passa. Continue aparando para ter um resultado bacana constantemente.

Ainda não fui em um barbeiro. Mas pretendo ir pelo menos uma vez por mês, para deixar ela em dia e depois apenas fazer a manutenção com a tesoura em casa. Ah, a etapa de aparar é importante, principalmente no bigode. Afinal, ninguém quer comer e ficar com resquícios de comida grudados nele, né?

Estas dicas são bem pessoais de como eu faço pra cuidar da minha barba. Não sou especialista, portanto, se alguém tiver mais sugestões, é só deixar por ai que eu acrescento no post, dando os créditos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s