Um toque retrô para o seu décor

AbreEu sou fã do estilo retrô, seja na moda ou na decoração. No décor, aliás, esta tendência já vem forte há algumas temporadas. Basta ver os móveis com pé palito, alguns elementos decorativos que vêm ganhando espaço novamente, ou o estilo kitsch, que é um brega tão brega, que se tornou cool.

Ontem fui visitar a loja Brava Forma, aqui de Lajeado. Eles fazem um trabalho super bacana com estofados, tecidos, persianas e afins. Enfim, é bem bacana visitar para ver produtos lindos e inspiradores de decoração.

As vitrinas montadas pela equipe mostraram justamente um estilo retrô, mesclado com o atual. Enquanto as estampas usadas em tecidos para revestir paredes e em almofadas têm uma pegada dos anos 50 e 60, os móveis são modernos, com linhas retas e sóbrias. Aliás, esta é uma dica que sempre dou (do alto da minha ignorância em decoração, mas da convivência de quase quatro anos com o segmento, como jornalista: aposte em bases neutras e/ou lisas, para poder ousar em outros elementos de fácil substituição.

IMG_0964

IMG_0966Esta poltrona é o exemplo claro disso. A base neutra, em bege, permite ousar. Tanto é que foi colocada a almofada em tons de azul e branco, e complementada com pufes mega coloridos. O mesmo ocorre com o sofá marrom colocado ao lado.

IMG_0973 IMG_0977 IMG_0981Outra inspiração super bacana que podemos tirar dos ambientes da Brava Forma é a mistura de tecidos, cores e estampas. Nada precisa ser muito igualzinho. O retrô pode ser misturado com o étnico, que pode ser complementado com linhas gráficas ou geométricas.

É importante lembrar que o décor, assim como a moda, perdeu aquelas regras que mandam tudo ser igualzinho, no mesmo estilo. O mix de décadas, culturas e estilos está super em alta. Isto é ótimo, porque nos permite brincar com o visual da casa de acordo com nosso gosto, refletindo a nossa personalidade e nossas vivências nos móveis e objetos decorativos, seja você minimalista ou exagerado.

IMG_0988 IMG_0994Outro fator importante de citar sobre esta visita é que conheci um pouco mais sobre a linha Eco Simple, feita em Americana, São Paulo. É uma linha toda sustentável. Os tecidos decorativos feitos com composições de garrafa PET e restos de tecidos. O que a faz se destacar no mercado é que são usadas as últimas tendências e são feitas linhas assinadas por nomes importantes da indústria, como o estilista Alexandre Herchcovitch, que lançou sua coleção em parceria com eles no fim do ano passado.

Em todas as fotos, os tecidos usados nas paredes e as almofadas são feitas com a linha Eco Simple. Outra coisa interessante é que o preço, mesmo sendo um produto sustentável, é semelhante às demais marcas, o que traz um ganho duplo, né?

❤ Pufes

IMG_0969Para quem está decorando ou pensando em mexer no visual da casa, uma super dica, além das almofadas e dos tecidos de parede, é apostar nos pufes. É uma peça só, com muitos usos. Você pode usar como mesa de centro, como apoio para pés, ou apenas como objeto decorativo. O ideal é ousar no visual e apostar em peças que se destaquem no ambiente, pois quando você enjoar, pode forrar de novo e gastar muito menos do que num sofá, por exemplo.

Se quiser mais de um, o bacana é o mix de estampas (sim, mais uma vez), principalmente se a ideia for deixar vários agrupados. Ah, se quer saber como fazer este descombinado/combinando, é simples. Se a estampa for semelhante, ou se alguma cor for igual em todos, já é meio caminho andado. Não leve muito a sério e confie no seu bom gosto, que tudo dá certo.

Advertisements

One Comment Add yours

  1. Maira says:

    Muito legal Douglas! Ótimas dicas! 😉

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s