10 x da moda em 2014

10 x da moda em 2014Tag nova no blog. A partir de hoje criarei listas com 10 elementos aleatórios, assuntos que chamaram minha atenção, tendências que curto ou não. Enfim, é o 10 X (10 vezes). E pra começar, uma lista da moda em 2014. Tendências que marcaram (positivamente ou negativamente), aplicativos que se destacaram, o que vai continuar em alta, enfim, vários tópicos que puxei da memória do decorrer do ano.

Lista da moda 2014 2Tendência para lembrar: depois de muitas tentativas da moda, o quimono finalmente pegou. Muitas marcas apostaram na veste japonesa com uma pegada ocidental, combinado com jeans, camiseta, shortinhos. Foi a peça preferida de muitas blogueiras famosas, o que ajudou a popularizar.

Tendência para esquecer: eu amo camisetas de banda. Mas este ano passou dos limites. Lá no comecinho da temporada de verão, com o auge em janeiro/fevereiro, até quem sequer conhecia Ramones, Nirvana ou qualquer banda de rock clássico usava estas camisetas. Que continuem sendo usadas, mas por pessoas que curtam de verdade o estilo musical.

Todos usaram: pode-se dizer que este foi o ano dos tênis. Eles bombaram. Chegaram junto com a tendência esportiva há alguns anos e viraram febre em 2014. A New Era foi a que mais saiu ganhando. Virou objeto de desejo de muitos. E pra fechar a temporada, os modelos brancos foram os eleitos. É conforto e estilo, principalmente se combinados com vestidos e saias para elas e calças mais curtas ou bermudas para eles.

Belezura: mais uma vez, todas querem ser Gisele. A Über model tem, por natureza, um dos cabelos mais copiados do mundo. E este ano o bagunçado ondulado esteve mais em alta do que nunca, principalmente dentro do estilo normcore, que preza pelo visual despretensioso.

Valeu a pena ver: Costanza Pascolato e Marilu Beer criaram um sofá chat show para a internet. Davam sua opinião sobre diversos assuntos, de moda a comportamento. A consultora de estilo e a artista plástica são amigas de longa data e mostraram uma sinergia gostosa de se ver. Fizeram tanto sucesso na web que foram parar na TV, no canal Discovery Home & Health.

Lista da moda 2014 1Aplicativos: estes são divididos em duas categorias.
Up: desenho de moda não é algo fácil. O aplicativo Prêt-à-Template foi criado pra facilitar a vida de quem precisa criar uma roupa. São dados sketches prontos, onde a pessoa só desenha em cima da boneca pronta. Permite fazer muita coisa, desde estampar as roupas até criar peças para pets, plus sizes e acessórios. Disponível apenas para Ipad.
Down: chega do Perfect 365. Primeiro que acredito ser desnecessário ficar cobrindo qualquer imperfeição na pele (vamos nos assumir, pessoas), depois que tem gente pesando tanto a mão na aplicação dos filtros que parece boneco de cera. E não falo de meros mortais. Tem famoso forçando a barra com o app. Pra deletar já.

Continua: a saia midi, depois de algumas tentativas das grifes, pegou. O modelo, que bate na metade das canelas, não se popularizou, mas foi o queridinho de muita gente que estava cansada das saias e dos vestidos super curtos. É aposta certa para o outono/inverno, vide a popularidade no Hemisfério Norte.

Nome da vez: há muito a moda brasileira não gerava nenhum nome capaz de ofuscar os mais famosos, como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho. Foi então que Vitorino Campos chegou aos poucos. Desfilando no São Paulo Fashion Week desde 2012, foi sendo reconhecido e teve seu ápice este ano, quando foi contratado como diretor criativo da Animale, que busca uma expansão mundial.

Saturou: os óculos em acetato preto e metal da Prada. Já deu o que tinha que dar. Todas as blogueiras ganharam o seu e todo mundo entrou na onda e comprou. Tanto que a gente não aguenta mais ver. A Dior tem um modelo semelhante bem menos batido e mais diferente. É um bom substituto.

Já chega: de tanto Made in China. Nada contra a moda de lá, bem pelo contrário, acredito que os designers chineses sejam muito criativos. Mas a produção injusta, em larga escala, muitas vezes com trabalho escravo, gerando preços mais baixos, não é bacana. Mas acima de tudo, chega de gente do Brasil endeusando estes produtos. É hora de acordarmos e vermos que é a nossa indústria que está sendo enfraquecida. E ponto final.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s