Birkenstock, a sandália da vez

Birken 1Posso dizer que estou em um relacionamento enrolado com esta sandália. A birkenstock, ou apenas birken, é uma das apostas das marcas para a temporada. Tem desde as mais conceituadas no país, como Schutz e Arezzo, até as mais populares, como Zara e Renner, produzindo modelos iguais ao criado por Konrad Birkenstock, em 1902, na Alemanha.

Suas características que fizeram dela um sucesso de venda logo de cara, são uma palmilha curvilínea, à semelhança das próprias curvas do pé, numa sola de cortiça, com largas tiras de couro que passam pela parte de cima do pé. Conforto é a palavra de ordem neste modelo.

Birken 2A birken fez muito sucesso no fim dos anos 60 e começo dos 70, acompanhando o movimento hippie, principalmente por seu visual despretensioso. Na verdade, quando o modelo chegou aos Estados Unidos, ganhou fama mundial e se popularizou. Porém, logo depois dessa febre, caiu um pouco em desuso e se tornou sinônimo de look de “vô” e cafonice. Ameaçou voltar na década de 90, mas nada tão expressivo. Até ganhou outras versões (quem lembra da Raider?), mas ficou por lá mesmo.

Em pleno ano de 2014, quando a moda parecia não ter mais nada para trazer à tona, surge o estilo normcore, marcado pelo visual “I don’t care”, e não demorou para a papete voltar com tudo na Europa e todo Hemisfério Norte, refletindo por aqui. É usada no verão com jeans arregaçados, num look cool, e no inverno, ou meia estação, com meias, mantendo os pés aquecidos.

Birken 3A marca até ameaçou abrir uma loja em São Paulo no começo deste semestre, mas pelo jeito ficou só na ideia. Durante muito tempo, a Birkenstock prezou por não ampliar muito suas fronteiras. O produto é todo fabricado na Alemanha e, no máximo, ganha assinaturas famosas, como da modelo e apresentadora Heidi Klum. Poderíamos dizer que é a Havaianas da Alemanha, né?

Disse que vivo um relacionamento enrolado com a birken porque morro vontade de comprar uma, mas não sei se vai combinar com o meu estilo. Todos elogiam muito o conforto e dizem que se eu provar uma, não tiro mais dos pés. No entanto, como na minha cidade nenhuma loja apostou no modelo para os homens, teria que comprar pela internet e torcer para gostar.

Será que a birken vai pro meu trono ou não vai?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s