A importância das edições de setembro

September IssueQuem trabalha, gosta ou convive com o meio da moda já ouviu falar sobre as famosas edições de setembro, ou september issue. Principalmente se falarmos da Vogue Americana, que esse ano tem 856 páginas. Para qualquer apaixonado, ela é um objeto de desejo, tanto que ganhou um documentário em 2011 para mostrar como é produzida. Mas muitos não sabem por que esse mês é tão importante.

A frase “setembro é o janeiro da moda”, dita no documentário September Issue, deixa isso bem claro. É quando tudo se renova. Enquanto no Hemisfério Norte começa o inverno e no Sul o Verão, sabe-se que se trata da temporada de maior duração, pois o frio por lá começa ainda em agosto e costuma durar até abril, e as marcas investem mais para mostrar os produtos desse período.

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Investem em mais anúncios, mais produções e dão mais apoio às equipes, que tratam de produzir editoriais de moda mais ousados e, geralmente, usando nomes da moda super importantes. Durante anos a Vogue América ostentou estrelas de cinema na capa. Esse ano optou por modelos famosas no Instagram, novamente ousando no formato.

Mas, se o mundo da moda todo está mudando, fica a questão: será que as september issues vão continuar tendo importância? Terão. O que ocorre é que ao mesmo tempo que no Hemisfério Norte são lançadas as coleções de inverno, agora começam a ser divulgadas as Cruise, tão importantes quanto. E, no fim de tudo, isso acaba respingando no Hemisfério Sul.

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