Pra ver: Mademoiselle C

MADC_1Sht_27x39_Final.inddCriei essa nova tag pro blog. “Pra ver” vai reunir resenhas sobre documentários e filmes de moda que eu assisto e acho útil dividir com quem lê o blog. Muito do que eu vejo na televisão é ligado a esse segmento. Acredito que essa seja uma maneira de enriquecer os conhecimentos de maneira prática, rápida e barata. Pra estreia escolhi Mademoiselle C, filme que assisti ontem à tarde, mas que há muito estava na minha wishlist e eu nem sabia que a HBO estava exibindo.

Mademoiselle C fala sobre a preparação da editora Carina Roitfeld em torno da CR, sua revista de moda. Para quem não sabe, durante 10 anos ela editou a Vogue francesa e se tornou, ao lado de nomes como Anna Wintour, um nome muito forte no editorial de moda. Um dos seus momentos mais polêmicos foi quando, junto com o estilista Tom Ford, produziu um editorial que fantasiava crianças de adultos.

Carine Roitfeld criançasCarine roitfeld crianças 2O teor das fotos levantou a polêmica de que as crianças não aparentavam uma atitude infantil. Depois de muito bafafá, a editora, conhecida por trabalhos abordando sensualidade/sexualidade, pediu demissão da Vogue francesa, criando assim uma das lacunas mais difíceis de preencher no mercado editorial da moda. É inegável seu talento para produzir imagens fortes. Com isso, a publicação acabou perdendo um pouco a força de mercado, até mesmo porque seu nome era diretamente ligado ao da profissional.

Carine saiu da Vogue em dezembro de 2011 e em fevereiro de 2012 anunciou a criação de sua própria revista, a CR. A ideia era que ficasse entre uma magazine e um livro de moda, num formato maior do que as que eram encontradas no mercado e com material editorial forte, todo com sua assinatura. É nesse processo que Mademoiselle C entra. Acompanha toda a produção da chamada “edição zero”.

CR MagazineDurante as quase duas horas de filme, Carine fala muito sobre seu trabalho. Conta que sempre busca fazer algo novo, mas quando percebe que aquilo não funciona, busca na memória algo que já fez e deu certo, repetindo os bons resultados. Também mostra sua influência no mercado e o esforço feito para mostrar em primeira mão os produtos lançados pelas grifes. Seu slogan na nova publicação se torna “A moda além da roupa”, tenta se desligar das marcas, principalmente na capa, onde coloca as modelos com peças de acervo e até mesmo fantasias.

Outro ponto forte do filme, e também de Carine, é seu círculo de amizade poderoso. É BFF do estilista Tom Ford, que produziu um editorial e um poema para a primeira edição da CR, que a acompanha em qualquer trabalho que fizer. Tem relações estreitas com Karl Lagerfeld, todo poderoso da marca Chanel, com quem produziu, entre outros trabalhos, o livro The Little Black Jacket. E ainda está inserida no poderoso segmento de editoras de moda internacionais.

Carine RoitfeldUm dos pontos altos do documentário é quando a Condé Nast (editora mundial da Vogue), declara guerra à CR e à própria Carine, proibindo seus fotógrafos com contrato de fotografarem para a nova publicação. É então que ela e sua equipe buscam caminhos para fazer um trabalho diferente e buscam inovação.

Assim como The September Issue (que será uma das minhas próximas resenhas), Mademoiselle C gira em torno da figura forte de uma editora de moda. Tal qual Anna Wintour, Carine demonstra ter pulso firme, mas é mais humana e sociável que a ex colega de publicação. Seu maior diferencial é não ter medo de ousar, não precisar de roupas para comunicar uma imagem de moda e sua mania de perfeição. O resultado de um trabalho árduo foi reconhecido pelo mercado. Em 15 dias as revistas esgotaram das bancas, se tornando logo uma referência mundial entre as publicações de moda.

“Eu não faço fotos, eu conto histórias” Carine Roitfeld

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