Lenço: o arremate ideal

Sempre achei o lenço uma peça essencial no guarda-roupas, seja de homem ou mulher. É uma peça capaz de arrematar qualquer look básico, deixando ele interessante e com informação de moda. O mais incrível é a história por trás desse pedaço de pano. Seu significado histórico é super rico e anda junto com o caminhar da humanidade.

Ines de la fressange scarfRoubei do blog Badulakit um pouco da história do lenço:
– Dizem que a rainha Nefertiti foi a primeira mulher na história a usar um lenço na cabeça em 1350 a.C. O tipo de lenço que a misteriosa rainha do Egito usava era conhecido como “khat”.
– Na China, em 230 a.C no reinado do imperador Cheng os lenços eram utilizados para identificar funcionários do imperador e guerreiros.
– Na Roma antiga os lenços de linhos surgiram para proteger as pessoas do frio e sua evolução natural foi o cachecol.
– Lenços também eram usados para limpar o suor e estava sempre ao alcance das mãos.
– Em 1261 d.C a dança do ventre, dançada no Egito, trazia o lenço como acessório para a dança e para o figurino da dançarina, que amarrava o lenço na cintura como uma saia.
– Portuguesas e espanholas demarcavam seus looks com lenços bordados na cabeça e caídos no ombro enquanto franceses usavam o lenço amarrado no pescoço.
– No século VXIII as portuguesas bordavam lenços para seus amados para serem usados como sinal de compromisso e nos anos 70 eles voltaram a ser usados como uma forma de comunicação, onde a cor escolhida e o bolso onde o lenço era usado sinalizavam os interesses das pessoas para se relacionar.
– O ciganos usavam e ainda usam lenços na cabeça e amarrados no corpo.

Head scarf

Uma das marcas mais conhecidas por seus lenços é a Hermès. No Brasil, as peças chegam a custar alguns mil Reais e são consideradas herança que passa por várias gerações de famílias. Uma peça da marca tem um significado tão forte, que nunca perde seu valor.

Scarf HermesDesde que a Rainha Vitória da Inglaterra e a princesa Elena Meshcherskaya da Rússia usaram o lenço como acessório entre o ano de 1837 e 1843, muita coisa mudou. Ao falar nos anos 50, quem não se lembra das divas do cinema com uma peça na cabeça, protegendo do vento, enquanto andam em carros conversíveis?

Audrey Hepbrun scarfO lenço se tornou até mesmo uma peça que significa culturas. Os turbantes são um exemplo disso. Ao ver a peça enrolada na cabeça de alguém, logo se remete à cultura africana, onde integrantes de tribos usam belas peças coloridas para enfeitar a cabeça.

Scarf AfricaO mais bacana do lenço é o fato de ser um acessório versátil. Seja no inverno, para aquecer, ou no verão, como um enfeite extra para os looks menos elaborados, é um arremate e tanto. O mais bacana é que existem muitos jeitos de usar e aquele simples pedaço de pano com estampas variadas ganha novas caras a cada uso. Vale investir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s