Saia trompete: cuidado para não confundir

Crédito da foto: Douglas Mallmann|Arquivo Mais Atual
Crédito da foto: Douglas Mallmann|Arquivo Mais Atual

Erroneamente chamado de peplum, o modelo com babado na barra virou tendência

Não é de hoje que a saia com babados na barra tem aparecido nas coleções nacionais e internacionais. O namoro fashion com o modelo tem aparecido há algumas temporadas. Pois há um nome técnico para o estilo: trompete (ou fit and flare). Ela é derivada da saia lápis, mas ganha um detalhe na ponta, para deixar com ares mais femininos.
A saia é é super feminina e permite várias combinações: com camisetas mais largas, ou um casaqueto de conjunto. Ainda pode aparecer com barra assimétrica. Das lisas às estampadas com texturas, das mais curtinhas às mais compridinhas, a saia é peça-chave do momento e ainda cabe em qualquer estação. Algumas dicas facilitam o uso.
Be-a-bá da peça
Quem tem quadril largo deve escolher modelos com o babado mais fluido e mais estreito, preferencialmente em tons mais escuros. Quando ele é muito largo, cria-se uma quebra na silhueta, o que ajuda a aumentar o quadril. Já tem quem essa parte do corpo mais estreita pode usar e abusar dos modelos estampados, em cores claras e com o babado bem largo (entre 10 cm e 12cm de largura, por exemplo). Quem tem esse perfil também pode escolher as saias mais estruturadas que se ajustem mais na parte reta do modelo.
Quanto mais longo o comprimento da saia, mais a mulher precisa ser longilínea. O babado em alturas baixas (joelho, panturrilha) provoca um achatamento na silhueta. As saias na altura do joelho tornam-se mais versáteis em termos de formalidade, podendo inclusive ser usadas para ocasiões de trabalho.
Para quem tem pernas grossas e pouca altura, o comprimento mais fácil desta saia é o curto. A parte reta tendo mais ou menos 2,5 vezes a altura do babado é uma proporção que costuma funcionar bem (exemplo: parte reta com 24cm e o babado com 9cm). A mensagem transmitida é bastante jovem, por isso reserve-a para passear.

Matéria extraída da edição de 12 de julho do Mais Atual

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s